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Somos um grupo de estudantes indígenas que junto a nossa tutora formamos o PET Comunidades Indígenas localizado na UFBA com o intuito de colaborar na implementação da Lei 11645/08.

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terça-feira, 16 de agosto de 2011

RODA DE CONVERSA

Roda de conversa

Aconteceu no dia 09 de abril de 2011, no Instituto de letras. Denominada de Roda de conversa, a atividade contou com a presença de diversos estudantes índios, não índios, professores e dentre outros. O encontro foi conduzido com bastante entusiasmo e inovação, esteiras foram espalhadas pelo chão para que os convidados pudessem se acomodar, artesanato e artefato indígena expostos ao centro da roda, além de apresentação da dança tradicional Pataxó. Houve simultaneamente a construção de uma Xoça, (casa tradicional, muito comum no período em que os Pataxó eram nômades), na ocasião erguida estrategicamente como forma de protesto e instigar a curiosidade do público que transitava por aquele espaço. O encontro foi organizado pela professora tutora Suzane Costa e pelos próprios estudantes indígenas, que se colocaram a disposição dos colegas universitários para um bate papo, no qual discutiram questões como:
·        Apresentação do PET comunidade indígena
·        Presença do índio na universidade, problemáticas e desafios, do ingresso e permanência na universidade.
·        Como estes índios se vêem, e como são vistos pelos demais estudantes e professores? Ao passo que os povos indígenas do estado da Bahia, assim como do nordeste são vítimas de preconceitos, por muitos não apresentarem um fenótipo parecido com os índios visto no período colonial.
·        Como os índios e os não índios têm visto a saída de estudantes indígenas para cidade, para cursar uma faculdade?
·        Conhecimento tradicional indígena e conhecimento científico e o paradoxo de conciliar ou superar?
·        Quais são as perspectiva dos estudantes indígenas após a conclusão do curso? Irão permanecer em salvador ou retornarão as suas aldeias de origem?
Esse encontro teve como finalidade apresentar o PET comunidade indígena, divulgar o Abril Indígena-UFBA e o manifesto Xoça, incitar nos acadêmicos o interesse de conhecer as questões indígenas, desmitificar idéias e estereótipos sobre esses povos. Além de informar a comunidade universitária sobre a existência de 16 índios, dos povos indígenas Pataxó, Pataxó Hã hã hãe, Xucuru Kariri e Pankararu, que estudam e convive junto com os demais estudantes, no entanto muitas vezes desconhecido. Esta iniciativa fez parte de um conjunto de ações executado no mês de abril nos espaços da UFBA, tendo como objetivo dá visibilidade aos estudantes índios, sobretudo trazer o debate das questões indígenas para as dentro dessa universidade.
 

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